O Jardim Novo Jaú recebe 11 Computadores para a inclusão de um Telecentro Comunitário





Com quantas peças se faz um telecentro

Especialistas apontam os ingredientes fundamentais para abrir e manter centros deacesso gratuito à internet e de mobilização comunitária.
Como montar e sustentar um telecentro? Se ele não for objeto de uma política pública, mantido por recursos estatais, o melhor é que surja amparado por uma ampla articulação deagentes sociais. É o que dizem todos os especialistas ouvidos por A está diretamente relacionada à sua sustentabilidade social, conceito que traduz o grau deinserção do telecentro nas comunidades onde está localizado.
Por isso, muita gente acredita que tem mais chances de sobreviver um telecentro aberto por entidades que já façam trabalhos sociais consistentes. Tradição comunitária, conselho gestor diversificado e representativo, documentação e atividades que reflitam os interesses locais – em síntese, são os principais elementos de sustentabilidade social, que podem promover maiores condições para captação de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou na formade conhecimentos, objetos, insumos, capacidade de articulação. Esses pré-requisitos contribuem, ainda, para que a administração do espaço promova atividades afinadas com as necessidades do seu público, e desenvolva formas de coletar dados novos sobre a comunidade.
Esse combinado de ingredientes, apontado pela maioria dos profissionais, permite que o telecentro – lugar para acesso gratuito à internet e mobilização comunitária – sirva de ferramenta para o fortalecimento de programas voltados ao desenvolvimento local, ao mesmo tempo em que esse incremento na ação coletiva contribui para sustentar o telecentro. Situação ideal que buscam muitas entidades, prefeituras e instituições da sociedade civil pelo Brasil afora.