Saúde Ocular, Campanha Visual Moradores Realizam Exames Gratuitamente e São Alertados dos Problemas Oculares.

Palestras vão alertar para riscos de cegueira causada por doenças que podem ser evitadas e tratadas com acompanhamento médico adequado.
No Brasil, existem cerca de 12 milhões de pessoas com deficiência visual.
Problemas como catarata, glaucoma e retinopatia diabética estão na origem de milhares de casos de cegueira e perda significativa de visão que anualmente surgem no país.
Conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir essas doenças e reduzir a incidência de deficiência visual na cidade é o objetivo da Campanha de Saúde Ocular, lançada pelas secretarias municipais da Saúde e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, em parceria com um oftalmologista a Associação dos Moradores do Jardim Novo Jaú realiza encontros para tratar Moradores com dificuldades em enxergar, fique atento para novos encontros, trate com freqüência a sua Saúde Ocular.

Catarata

Opacificação do cristalino, que é a “lente” intra-ocular, com consequente diminuição da visão. Aproximadamente 85% dos casos dessa doença ocorrem após os 50 anos. O tratamento para essa doença é cirúrgico.

Glaucoma

Doença caracterizada por aumento de pressão intra-ocular, com progressiva perda visual. Pode ocorrer em qualquer idade, com maior incidência em pessoas com histórico familiar de glaucoma, da raça negra e após os 40 anos de idade. Os danos causados pelo glaucoma são irreversíveis. Prevenção: é necessária a identificação da doença o mais precocemente possível por meio de exames oftalmológicos. O tratamento é realizado com colírios, e em alguns casos há indicação de cirurgia.

Retinopatia Diabética

Doença ocular que acompanha os pacientes diabéticos sendo uma das maiores causas de cegueira nesta população. Prevenção: controle glicemia e visita periódica ao oftalmologista para intervenção precoce.